:: Orquídeas do Rio Grande do Sul ::
Bem-vindo visitante [Login]
Capanemia adelaidae Porto & Brade
Paulo Campos Porto & Alexander Curt Brade, Arq. Inst. Biol. Veg. 3:136. (1937).




Descrição

C.adelaidae é uma das espécies de Capanemia com folhas planas, e tem flores brancas.

Nativa exclusivamente do Sul e Sudeste do Brasil, é encontrada na mata atlântica de altitude (a ocorrência se dá a partir de 600m, não havendo registro da espécie ao nível do mar). Foi descrita por Paulo Campos Porto e Alexander Curt Brade em 1937, e floresce no começo do inverno. A espécie aprecia vegetar em galhos e troncos cobertos por musgos e líquens, não raro se misturando entre eles, dificultando inclusive a visualização dos espécimes.

Apresenta pseudobulbos sem brácteas, com forma ovada, monofoliados e muito pequenos (no máximo 0,8cm de comprimento). As folhas podem passar de 3cm de comprimento, com quase 1cm de largura. A inflorescência tem pedúnculo com cerca de 2cm de comprimento em média, e porta até 10 flores brancas, cada uma delas com no máximo 4mm de diâmetro. O labelo apresenta uma mácula amarela na base, entre duas suaves calosidades laterais.

A espécie não tem sinonímias oficialmente conhecidas. Sobre a origem do nome, a publicação da espécie, feita em 1937, explica, nas palavras de Porto e Brade pela grafia da época: “Dedicamos esta especie a Senhorita Adelaide Leoncio de Magalhães, filha do Snr. Carlos Leoncio de Magalhães, fallecido, benemerito do Jardim Botanico, em cujas terras colhemos esta especie além de grande numero de plantas vivas e material de herbario”.

Época de floração

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro


Fotos



Fotos no Habitat





Site desenvolvido por Jacques Klein