:: Orquídeas do Rio Grande do Sul ::
Bem-vindo visitante [Login]
Corymborkis flava




Descrição

Espécie terrestre descrita por Swartz em 1788 como Serapias flava. Antes de ser transferida definitivamente para o gênero Corymborkis, em 1891, passou por diversos outros gêneros, em nomes hoje considerados sinonímias homotípicas: além de Serapias flava Sw. (1788), também Neottia flava (Sw.) Sw., (1806), Stenorrhynchos flavum (Sw.) Spreng. (1826), Tomotris flava (Sw.) Raf.(1837), Chloidia flava (Sw.) Rchb.f. (1863) e Corymbis flava (Sw.) Hemsl. (1884).
A espécie tem também diversas sinonímias heterotípicas: Chloidia decumbens Lindl., (1840), Macrostylis decumbens (Lindl.) Rchb.f (1854), Corymbis decumbens (Lindl.) Cogn. (1895), Tropidia decumbens (Lindl.) Schltr (1911) e Corymborkis decumbens (Lindl.) L.O.Williams (1939).
O gênero Corymborkis foi publicado em 1809 por Thouars e tem hoje apenas seis espécies; delas, C.flava é a única que ocorre no Brasil, descendo desde a América Central até o sul de nosso país, alcançando também a Argentina e o Paraguai. A espécie-tipo do gênero é Corymborkis corymbis Thouars , uma planta africana.
C.flava ocorre em matas úmidas e sombreadas de baixa a média altitude, com caules que podem passar de 1,20m de altura, reunidos muito próximos entre si e sem pseudobulbos. Apresenta folhas alternadas, que variam de 10 a 30cm de comprimento por 3 a 7cm de largura, com suas bases embainhando o caule.
A espécie floresce no verão e começo do outono. A inflorescência é paniculada, mede de 6 a 10cm em média, e surge da axila da folha , crescendo adpressa a ela e portando entre 15 e 30 flores de colorido amarelo-ouro, com forma tubular e medindo de 2 a 3cm de comprimento.
As sépalas são lanceoladas e de formato semelhante entre si, medindo entre 1,5 e 1,6cm de comprimento por até 0,5cm de largura. São concrescidas em metade de sua extensão.
As pétalas também são lanceoladas, um pouco mais longas que as sépalas – entre 1,6 e 1,8cm de comprimento – e com aproximadamente a mesma largura. Apresentam uma particularidade que é uma quilha bastante evidente em quase toda a sua extensão, com 0,5cm de largura. Além disso, têm um colorido um pouco mais pálido que as sépalas.
O labelo é liso, com um sulco pronunciado e extremidade aguda, medindo 2cm de comprimento por 0,5cm de largura. Também tem colorido mais esmaecido que as sépalas. É levemente acinturado e apresenta certo encrespamento das margens em torno do ápice. A coluna é ereta e mede 1,5cm de comprimento por 0,2cm de largura.
O nome do gênero vem do grego: ‘korymbos’ (=extremidade superior de uma coisa) e ‘orkis’ (=orquídea), referência à inflorescência piramidal das espécies do gênero. O epíteto ‘flava’ vem do latim ‘flavus’ (= amarelo).

Época de floração

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro


Fotos



Fotos no Habitat





Site desenvolvido por Jacques Klein