:: Orquídeas do Rio Grande do Sul ::
Bem-vindo visitante [Login]
Epidendrum fulgens Brongn.
Adolphe Théodore (de) Brongniart, Voy. Monde : 196. (1834).


Epidendrum mosenii Rchb.f., Gard. Chron. n.s., 14: 390. (1880).
Epidendrum bradeanum Kraenzl., Ark. Bot. 14(10): 3. (1915).


Descrição

E.fulgens foi descrito em 1834 pelo botânico francês Adolphe-Théodore Brongiart. Tem duas sinonímias heterotípicas: Epidendrum mosenii Rchb.f, descrita em 1880, e Epidendrum bradeanum Kraenzl, publicada em 1915.
Uma das características da espécie é a variabilidade do colorido das flores, que no mais comum se apresentam com pétalas e sépalas laranja-avermelhados e labelo de cor laranja mais claro, mas que podem variar para diferentes tons de laranja e amarelo. Há, também, raros exemplares de forma trilabélica.
Trata-se de uma espécie terrestre, típica de regiões de restinga, onde vegeta em campos arenosos a pleno sol, formando em grandes touceiras de caules eretos e raízes brancas que ficam quase completamente expostas à insolação direta, entrelaçando-se com gramíneas, e muitas vezes bem próximo da praia. Eventualmente aparece como rupícola, sempre sob sol pleno, crescendo em rochas próximas ao mar.
Os caules medem entre 20 e 150cm de comprimento, com forma cilíndrica e espessura de 0,6 a 0,7cm em média, constante da base ao ápice. O rizoma é curto.
As folhas têm tamanho muito variável, indo de 2,5 a 9cm de comprimento por 1 a 2,5cm de largura. São coriáceas e com forma linear a elíptica, com ápice variável (às vezes agudo, às vezes emarginado, ou seja, com uma pequena reentrância).
A inflorescência é ereta e surge do ápice do caule, podendo ser muito longa (passando de 40cm) ou relativamente curta (entre 12 e 15cm), com a base envolvida por brácteas de 5 a 6cm, e portando um variável número de flores que abrem sucessivamente, entre 10 e 40.
As sépalas são obovadas, por vezes quase lineares, um pouco côncavas e com ápice agudo. Medem em média 1,5cm de comprimento por 0,5-0,6 cm de largura.
As pétalas são ligeiramente espatuladas, com leve estrangulamento na base, e medem 1,2cm de comprimento por 0,8-0,9cm de largura. Muitas vezes apresentam margens serrilhadas.
O labelo mede 1,2 a 1,3cm de comprimento por 0,9cm de largura. É plano e trilobado, com margens bastante denticuladas. O lobo médio é retangular , com uma reentrância variável na margem central, e os lobos laterais são reniformes. Apresenta duas calosidades em forma de saliências alongadas na base e uma lamela central de cerca de 0,2cm de comprimento.
A coluna mede 0,8cm de comporimento em média. Como em outras espécies deste grupo de Epidendrum, é fundida ao labelo.
O nome ‘fulgens’ vem do latim ‘fúlgeo’ (=brilhar).

Época de floração

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro


Fotos



Fotos no Habitat



Variedades de Cor e Forma



Estudos





Site desenvolvido por Jacques Klein