:: Orquídeas do Rio Grande do Sul ::
Bem-vindo visitante [Login]
Epidendrum pseudodifforme




Descrição

Espécie epífita do gênero Epidendrum, muito comum na mata atlântica do Sul do Brasil, e com ocorrência também na América Central e em outros estados e países da América do Sul. Frequentemente confundido com Epidendrum latilabre, mas que apresenta diferenças na inflorescência e no aspecto do vegetal:
– as folhas de E.latilabre são maiores;
- os caules de E.latilabre são mais largos no ápice do que na base, enquanto os caules de E.pseudodifforme apresentam mesma largura na base e no ápice;
- o labelo de E.pseudodifforme é mais plano e de menores dimensões.
E.pseudodifforme floresce entre dezembro e janeiro, e foi descrito por Hoehne e Schlechter em 1926. Os caules são eretos e levemente achatados, variando entre 10 e 12cm de comprimento, com largura média de 0,4 a 0,7cm, largura que se mantémn da base ao ápice, como dissemos acima. As folhas são alternadas, com a base embainhando o caule da planta, e medem entre 4 e 5cm de comorimento por 1,5 a 2cm de largura em méidia, são coriáceas, planas e oblongadas.
A inflorescência surge do ápice dos caules e é racemosa, com 2cm de comprimento, dando origem a um buquê com 2 a 10 flores verdes, suportadas cada uma delas por um pedúnculo de 2,5cm de comprimento. As flores são membranáceas, com sépalas medindo entre 1,2 e 1,3cm de comprimento por 0,5 a 0,5cm de largura, com forma elíptica a sépala dorsal e forma arredondada as sépalas laterais, todas com ápice augdo.
As pétalas têm 1cm de comprimento em média por 0,2cm de largura, com forma linear e extremidade arredondada, eventualmente um pouco aguda.
O labelo mede 1,1 a 1,2cm de comprimento pela mesma dimensão na largura. É plano e bilobado, com o lobo médio dividido por reentrância central de 0,1cm de comprimento em média. Apresenta uma calosidade próxima à base, na forma de dois calos arredondados, separados por um milímetro.
Como em muitas espécies de Epidendrum, a coluna é soldada à base do labelo, e mede cerca de 0,8cm de comprimento.
A espécie floresce no verão e frequentemente é encontrada vegetando a pleno sol.
O nome é referência a outra espécie, Epidendrum difforme Jacq.. Há certa confusão envolvendo estas espécies. Pabst e Dungs, em 1975, trataram E.pseudifforme como E.difforme, que vinte anos depois seria declarado por Saldaña e Eric Hagsáter como de ocorrência exclusiva no Caribe, restaurando assim a E.pseudodifforme a condição de espécie válida com ococrrência no continente sul-americano.

Época de floração

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro


Fotos



Fotos no Habitat





Site desenvolvido por Jacques Klein