:: Orquídeas do Rio Grande do Sul ::
Bem-vindo visitante [Login]
Galeandra beyrichii Rchb.f.
Heinrich Gustav Reichenbach, Linnaea 22: 854. (1850).


Galeandra viridis Barb.Rodr., Gen. Spec. Orchid. 2: 176. (1882).
Galeandra coxipoensis Hoehne, Relat. Commiss. Linhas Telegr. Estrateg. Matto Grosso Amazonas 4: 15. (1912).
Galeandra fiebrigii Schltr., Repert. Spec. Nov. Regni Veg. Beih. 10: 47. (1922).


Descrição

Espécie terrestre descrita em 1850 por Reichenbach e que ocorre em grande parte do continente americano, desde a Costa Rica até o sul do Brasil, alcançando a Argentina e o Paraguai.
Com quase quatro dezenas de espécies reconhecidas pela lista do Royal Botanic Gardens, Galeandra é um gênero proposto por Lindley em 1832, e que tem orquídeas epífitas e terrestres.
Os pseudobulbos são subterrâneos, originando inflorescências que podem chegar a 1m de altura, lenhoso, portando um número variável de flores entre 5 a 20 ou mais. A planta se apresenta áfila no período de floração.
As flores são predominantemente esverdeadas, às vezes em verde mais claro, às vezes mais forte, com belíssimo labelo branco envolvendo a coluna, com margens pilosas e marcadas por pequenas listras rosadas paralelas. Sépalas e pétalas têm aproximadamente a mesma forma e as mesmas dimensões – lanceoladas, apresentando, em média, entre 2 e 2,5cm de comprimento por 0,6 a 0,8cm de largura.
O labelo se apresenta de forma tubular. Uma vez distendido, apresenta forma de leque. É ligeiramente trilobado e mede entre 1,5 e 2,5cm de comprimento por 2 a 3cm de largura. No disco apresenta quatro carenas pubescentes, de cor verde. Forma um calcar curto e cônico na base, pubescente do lado interno.
A coluna mede entre 0,6 e 1cm de comprimento.
A espécie floresce no verão. O nome ‘beyrichi’ é referência ao botânico alemão Heinrich Karl Beyrich (1796-1834). Já o nome ‘Galeandra’ vem do latim e do grego – o latim ‘gálea’ (capacete) + o grego andrós (‘masculino’), referÇência à forma de capacete da antera.
A espécie tem algumas sinonímias heterotípicas: Galeandra viridis, descrita por Barbosa Rodrigues em 1882; Galeandra coxipoensis, descrita por Frederico Hoehne em 1912, e Galeandra fiebrigii, publicada por Schlechter em 1922.

Época de floração

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro


Fotos



Fotos no Habitat





Site desenvolvido por Jacques Klein