:: Orquídeas do Rio Grande do Sul ::
Bem-vindo visitante [Login]
Heterotaxis brasiliensis




Descrição

Espécie de Maxillariinae de médio a grande porte, que pode passar de 40cm de altura. Endêmica das regiões Sul e Sudeste do Brasil, foi descrita há relativamente pouco tempo, em 1977, como Maxillaria brasiliensis Brieger & Illg.
Em 2002, Fabio de Barros a transferiu para o gênero Heterotaxis, que havia sido criado por Lindley em 1826, mas que com a posterior transferência das suas espécies para Maxillaria havia ficado esquecido até o começo da década de 2000.
Os pseudobulbos de H.brasiliensis são unifoliados, oblongados e comprimidos, com até 10cm de comprimento, e as folhas, rígidas, sulcadas na base e com o ápice arredondado e emarginado, podem passar de 30cm de comprimento por até 6cm de largura.
A inflorescência surge da axila das folhas mais novas e é curta, com 4 ou 5cm de comprimento em média, portando uma flor isolada, de colorido amarelo-limão, com labelo alaranjado, bastante assemelhada à flor de H.valenzuelana (A.Rich.) Ojeda & Carnevali.
As sépalas têm forma triangular e medem 1,7 a 1,8cm de comprimento por 0,7 a 0,8cm de largura. As pétalas têm forma semelhante mas são menores, com 1,5cm de comprimento por 0,3cm de largura.
O labelo é carnudo, e pode ser dito como trilobado; os pequenos lobos laterais são erguidos. Apresenta uma calosidade desde a base até o centro.
A coluna mede cerca de 0,8cm de comprimento e é arqueada, dispondo-se quase paralelamente à base do labelo.

Época de floração

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro


Fotos





Site desenvolvido por Jacques Klein