:: Orquídeas do Rio Grande do Sul ::
Bem-vindo visitante [Login]
Notylia pubescens




Descrição

O gênero Notylia foi estabelecido por John Lindley em 1825 para este grupo de plantas epífitas da subtribo Oncidiinae, que ocorre em grande parte da América Tropical, do México ao Rio Grande do Sul, e apresenta crescimento entouceirado, pseudobulbos pequenos, lateralmente achatados e unifoliados, com folhas coriáceas e quilhadas.
Notylia pubescens é uma dessas espécies (são cerca de 50). Foi descrita pelo mesmo Lindley em 1842, e não tem sinonímias conhecidas. É endêmica do Brasil, ocorrendo desde a Bahia até o Rio Grande do Sul.
Com um sistema radicular curto e aglomerado, composto por um grupo de raízes relativamente grossas e esbranquiçadas, se apresenta em touceiras de 5-10 folhas, , os pseudobulbos medem entre 1,2 e 2cm de comprimento por 0,7-1cm de largura, portando folhas coriáceas e oblongas de 6-10cm de comprimento por 3-4cm de largura.
As inflorescências são racemosas, arqueadas a pendentes e surgem da base dos pseudobulbos, com cerca de 10cm de comprimento e 0,2cm de diâmetro, com bainhas nas bases. As flores são colorido amarelo-alaranjado e ocorrem em número de até 30 ou mais flores, cada uma em pedicelo de 0,1cm de comprimento.
A sépala dorsal mede 0,7cm de comprimento por 0,2cm de largura, é convexa, com a extremidade fortemente voltada sobre a coluna, enquanto as laterais, concrescidas em mais da metade de sua extensão, medem 0,5cm de comprimento por 0,2cm de largura e têm suas extremidades voltadas para dentro.
As pétalas são lineares e lanceoladas, medem 0,7cm de comprimento por 0,1cm de largura.
O labelo é em forma de ponta de flecha, com 0,7cm de comprimento por 0,2cm de largura, apresentando duas carenas longitudinais na base, onde se apresenta pubescente (o que dá nome à espécie).
A coluna é um pouco pubescente e roliça, medindo pouco menos de 0,4cm de comprimento.
O nome ‘Notylia’ vem do grego ‘nótos’ (=dorso) + ‘tylos’ (=protuberância), o que seria uma referência a uma calosidade na parte superior da coluna.

Época de floração

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro


Fotos



Estudos





Site desenvolvido por Jacques Klein