:: Orquídeas do Rio Grande do Sul ::
Bem-vindo visitante [Login]
Stelis fraterna Lindl.
John Lindley, Fol. Orchid. 8 : 14. (1859).




Descrição

Espécie descrita por John Lindley em 1859, muito confundida com Stelis papaquerensis Rchb.f. , por força de sua morfologia floral (sépala dorsal maior que as sépalas laterais, característica de ambas as espécies). Entretanto, um exame detalhado das sépalas dará a diferença entre ambas: enquanto S.papaquerensis tem as sépalas glabras (sem pelos), S.fraterna apresenta sépalas com nítidas pilosidades nas margens. Na lista do Royal Botanic Gardens ambas são tratadas como uma mesma espécie, com S.papaquerensis sendo a espécie válida. Entretanto, seguimos aqui Lista de Espécies da Flora do Brasil, publicada pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que trata as duas espécies como distintas.
A espécie ocorre nas regiões sul e sudeste do Brasil e também fora dos limites brasileiros, e tem diversas sinonímias heterotípicas, correspondentes a espécies descritas nos séculos XIX e XX e que acabaram sendo consideradas a mesma espécie: Stelis diaphana Schltr, Stelis guttifera Porsch., Stelis inaequisepala Hoehne & Schltr., Stelis parahybunensis Barb.Rodr., Stelis penduliflora Barb. Rodr., Stelis puberula Barb. Rodr. e um nome pelo qual ainda é bastante conhecida, Stelis vinosa Barb.Rodr.
É uma planta epífita, encontrada também com hábito rupícola, em ambientes de elevada umidade relativa do ar, próxima a cursos d’água. Com altura variável de 10 a 30cm, se apresenta em touceiras de até 30 folhas. O caule mede entre 4 e 15cm de comprimento por até 0,2cm de largura. As folhas vão de elípticas a lanceoladas,medindo entre 5 e 13cm de comprimento por 1 a 2,5cm de largura.
A inflorescência varia em quantidade de flores, podendo ser densa ou com flores mais espaçadas entre si; mede de 10 a 20cm de comprimento, surgindo de uma espata de cerca de 1cm. Pode passar de trinta flores, que têm muita variação de colorido, indo do amarelo-esverdeado ao vinho. As sépalas são concrescidas e pubescentes (a tal diferença para com as sépalas de Stelis papaquerensis) e planas. A sépala dorsal é maior do que as demais, medindo cerca de 0,3-0,4cm de co,rimento por 0,2-0,3cm de largura, enquanto as seápals laterais medem entre 0,1 e 0,2cm de comprimento mas com a mesma largura da sépala dorsal.
As pétalas medem cerca de 0,1cm de comprimento por 0,1-0,2cm de largura.
O labelo é ovado e apresenta uma pequena concavidade; mede cerca de 0,1cm de comprimento por 0,1-0,15cm de largura. Apresenta um número de duas calosidades na base, separadas por uma pequena fenda longitudinal.
A coluna mede cerca de 0,1cm de comprimento.
A espécie floresce do fim do inverno ao começo do verão.
O nome ‘fraterna’ vem do termo latino ‘fraterno’.

Época de floração

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro


Fotos



Variedades de Cor e Forma





Site desenvolvido por Jacques Klein