:: Orquídeas do Rio Grande do Sul ::
Bem-vindo visitante [Login]
Warrea warreana (Lindl.) C.Schweinf.
Charles Schweinfurth, Bot. Mus. Leafl. 17: 55. (1955).

Maxillaria warreana Lodd. ex Lindl., Gen. Sp. Orchid. Pl. : 148. (1832). (basiônimo)
Warrea tricolor Lindl., Edwards's Bot. Reg. 29(Misc.): 14. (1843).
Warrea bidentata Lindl., Edwards's Bot. Reg. 30(Misc.): 76. (1844).
Warrea lindeniana Henfr., Gard. Mag. Bot. 1: 177. (1850).
Warrea unijugata Regel, Index Seminum [St. Petersburg] 1855: 22. (1855).
Warrea speciosa Schltr., Repert. Spec. Nov. Regni Veg. Beih. 9: 98. (1921).


Descrição

Warrea Lindl. é um gênero de orquídeas terrestres, com quatro espécies atualmente reconhecidas, todas de ocorrência na América Central e do Sul. Foi estabelecido por Lindley em 1843. Warrea warreana (Lodd.ex Lindl.) C.Schweinf. foi descrita inicialmente como Maxillaria warreana Lodd. ex Lindl., em 1832, e é a única espécie do gênero que ocorre no Brasil, onde é verificada na mata atlântica das regiões sul e sudeste do país, avançando também para o Paraguai e para a região de Misiones na Argentina. Foi transferida para o gênero Warrea em 1955 por Charles Schweinfurth.
A espécie tem algumas sinonímias heterotípicas: Warrea tricolor Lindl., (1843), Warrea bidentata Lindl. (1844), Warrea lindeniana Henfr. (1850), Warrea tricolor var. unijugata Regel (1855), Warrea unijugata Regel (1855) e Warrea speciosa Schltr (1921).
Muitas vezes, W.warreana é encontrada vegetando em associação a bambuzais do gênero Dendrocalamus, o que tem sido observado em inúmeras regiões e pode ser decorrência de relação com o fungo micorriza das raízes dessa planta.
Trata-se de uma espécie terrestre cujo vegetal pode chegar a 80cm de altura, com pseudobulbo curto para o tamanho da planta (6 a 10cm de comprimento), anelado e com forma roliça. Cada pseudobulbo porta três a cinco folhas lanceoladas, plissadas e que medem entre 50 e 60cm, com um pecíolo alongado de 8 a 10cm. O rizoma é subterrâneo. As raízes são grossas e esbranquiçadas, que crescem em um círculo de 50cm de diâmetro em torno do vegetal.
A inflorescência é ereta, grossa (mais de 1cm de diâmetro na base) e mede entre 80 e 100cm, portando de 8 a 12 flores predominantemente brancas com labelo vinho de base alaranjada. As flores geralmente são caídas.
A sépala dorsal mede 2,5-2,6cm de comprimento por 1,7-1,8cm de largura, têm forma oval e é bastante enervurada longitudinalmente. As sépalas laterais repetem a forma da sépala dorsal mas são ligeiramente maiores. As extremidades são um pouco curvadas para dentro.
As pétalas são obovadas, com ápice agudo, medem 2cm de comprimento por 1,2-1,3cm de largura.
O labelo mede 2cm de comprimento, é um pouco côncavo, bastante enervurado e apresenta no ápice dois lobos laterais pequenos, separados por pequena reentrância central. O disco apresenta três carenas longitudinais que se estendem até o centro do labelo. As margens são bastante onduladas, quase crespas; as margens laterais cobrem parcialmente a coluna, que é incurvada, roliça e voltada para a frente da flor, medindo 1,9-2cm de comprimento e apresentando duas polínias. É esbranquiçada, com estrias da cor do labelo.
A planta floresce do meio do verão ao começo do outono.
Tanto nome do gênero quanto nome da espécie são homenagens a Frederico Warre , orquidófilo inglês que coletou plantas no Brasil no começo do século XIX.
As outras espécies de Warrea, que não ocorrem no Brasil: Warrea bidentata Lindl (1844), Warrea costaricensis Schltr (1920) e Warrea hookeriana (Rchb.f.) Rolfe (1910). Para alguns autores, W.bidentata é sinonímia de W.warreana.

Época de floração

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro


Fotos



Fotos no Habitat



Estudos





Site desenvolvido por Jacques Klein