:: Orquídeas do Rio Grande do Sul ::
Bem-vindo visitante [Login]
Zygostates alleniana Kraenzl.
Friedrich(Fritz) Wilhelm Ludwig Kraenzlin, Notizbl. Königl. Bot. Gart. Berlin 2: 55. (1898).


Dipteranthus lindmanii Kraenzl., Kongl. Svenska Vetensk. Acad. Handl. n.s., 46(10): 80. (1911).
Zygostates lindmanii (Kraenzl.) Schltr., Repert. Spec. Nov. Regni Veg. 16: 449. (1920).
Zygostates aquinoi Schltr., Repert. Spec. Nov. Regni Veg. Beih. 35: 105. (1925).


Descrição

O gênero Zygostates foi publicado por Lindley em 1837, quando da descrição de Zygostates lunata e Zygostates cornuta, casualmente duas espécies que não ocorrem no Rio Grande do Sul. O gênero está inserido na subtribo Ornithocephallinae e tem hoje cerca de duas dezenas de espécies.
Zygostates alleniana foi descrita em 1898 por Fritz Kraenzlin. O próprio Kraenzlin descreveria em 1911 Dipteranthus lindmanii, hoje uma das sinonímias heterotípicas da espécie (outra é Zygostates aquinoi, publicada em 1925 por Schlechter).
É espécie que ocorre no Brasil, nos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e também no Paraguai e na região de Misiones na Argentina.
Trata-se de uma pequena espécie epífita de crescimento cespitoso, com folhas bastante carnosas e que se apresenta em touceiras de até 8cm de diâmetro. O rizoma é curto, fazendo com que as folhas se apresentem compactas. O pseudobulbo é bastante curto, tem em média 2,8-3mm de comprimento, e unifoliado, com folhas de até 3cm de comprimento por 0,6-0,7cm de largura. A inflorescência é ereta e surge da base dos pseudobulbos, com até 3cm de comprimento e até 10-12 flores de 0,8cm de diâmetro. Sépalas e pétalas são de cor branca. As sépalas são côncavas, com 0,5cm de comprimento por 0,2mm de largura em média. As pétalas, espatuladas, são mais largas que as sépalas, e com a margem denticulada.
O labelo tem forma navicular (ou seja, em forma de bote ou barco, com forte concavidade). Tem 2,6-2,7mm de comprimento e tem base de cor verde, com uma calosidade estreita e pilosa, responsável pela emissão do óleo que atrai os polinizadores. A coluna é incurvada e apresenta o rostelo (sustentáculo da coluna) prolongado para o centro do labelo, sinuoso e em forma de bico, característica das espécies de Ornithocephallinae. Paralelos à coluna a flor exibe dois apêndices idênticos, amarelados e carnosos, um de cada lado, com um comprimento um pouco menor do que a coluna. São bastante fáceis de observar em algumas das fotos da página da espécie em nosso site.
A espécie floresce na primavera, com flores de longa duração (podem chegar a trinta dias abertas).
O epíteto alleniana’ é homenagem de Kraenzlin a Robert Allen Rolfe (1855–1921), botânico inglês que foi o primeiro curador do Royal Botanic Gardens, vinculado aos estudo das Ornithocephallinae, tendo descrito, por exemplo, Zygostates multiflora.

Época de floração

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro


Fotos



Fotos no Habitat



Estudos





Site desenvolvido por Jacques Klein