:: Orquídeas do Rio Grande do Sul ::
Bem-vindo visitante [Login]
Warmingia eugenii Rchb.f.
Heinrich Gustav Reichenbach, Otia Bot. Hamburg. : 87. (1881).


Warmingia loefgrenii Cogn., Fl. Bras. (Martius) 3(6): 119. (1904).
Macradenia loefgrenii (Cogn.) Schltr., Orchideen : 461. (1914).


Descrição

Warmingia eugenii Rchb.f. é a espécie-tipo do gênero Warmingia, estabelecido por Reichenbach em 1881. O gênero faz parte da subtribo Oncidiinae e é composto por cinco espécies, duas delas brasileiras: W.eugenii, a mais conhecida, e Warmingia holopetala Kraenzl. , endêmica do Estado de Minas Gerais.
W.eugenii ocorre nas regiões Sul e Sudeste do Brasil e também no Paraguai e na região de Misiones, na Argentina.
Tem como sinônimos heterotípicos Warmingia loefgrenii Cogn. e Macradenia loefgrenii (Cogn.) Schlechter (Schlechter transferiu-a em 1914 para o gênero Macradenia, mas o nome não é aceito, permanecendo como sinonímia).
Trata-se de espécie com crescimento cespitoso, formando touceiras com 20-30 pseudobulbos, que chegam a 12-15cm de altura. Os pseudobulbos são cilíndricos, unifoliados quase totalmente cobertos por duas bainhas laterais e muito pequenos, com cerca de 1,5cm de comprimento, enquanto as folhas têm em média entre 10 e 17cm.
A inflorescência nasce da base do pseudobulbo e é pêndula e racemosa, com uma média entre 12 e 16 flores brancas também pêndulas e conhecidas pela aparência diafána de seus segmentos e pelas margens serrilhadas das pétalas e do labelo.
As sépalas, ao contrário das pétalas, têm margens lisas, e medem 1,8-2cm de comprimento por 0,3-0,4cm de largura. As pétalas têm o mesmo comprimento das sépalas mas são um pouco mais largas, com cerca de 0,5cm de largura.
O labelo é trilobado, muito mais longo que largo, com até 1,5cm de comprimento por 0,8cm de largura, membranáceo como os demais segmentos florais, e serrilhado nos lobos laterais. Apresenta uma mácula amarela na base do lobo central, que se prolonga em direção à sua extremidade, e também uma calosidade dupla na parte central, na forma de duas pequenas cristas onduladas. A coluna tem 0,3cm de altura, é amarelada e apresenta dois apêndices carnosos no ápice da capa da antera.
Tanto o nome do gênero quanto da espécie são homenagem a Johannes Eugenius Bülow Warming (1841-1924) botânico dinamarquês que esteve no Brasil na década de 1860, colaborou na Flora brasílica e teria sido o coletor original da planta, em Minas Gerais, em 1865.

Época de floração

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro


Fotos





Site desenvolvido por Jacques Klein