:: Orquídeas do Rio Grande do Sul ::
Bem-vindo visitante [Login]
Brasilidium praetextum (Rchb.f.) Campacci
Marcos Antonio Campacci, Colet. Orquídeas Brasil. 3: 79. (2006).

Oncidium praetextum Rchb.f., Gard. Chron. 1873: 1206. (1873). (basiônimo)
Anettea praetexta (Rchb.f.) Szlach. & Mytnik, Polish Bot. J. 51: 50. (2006).
Gomesa praetexta (Rchb.f.) M.W.Chase & N.H.Williams, Ann. Bot. (Oxford) 104: 398. (2009). (KEW)
Oncidium enderianum auct., Gard. Chron. , III, 12: 75. (1892).
Anettea enderiana (auct.) Szlach. & Mytnik, Polish Bot. J. 51: 50. (2006).
Gomesa enderiana (auct.) M.W.Chase & N.H.Williams, Ann. Bot. (Oxford) 104: 396. (2009).


Descrição

Trata-se de espécie com ocorrência desde a Bahia até o Rio Grande do Sul. Vegeta em baixa altura de troncos, em baixa a média altitude. Não raro se apresenta em galhos expostos a plena insolação direta. Apresenta crescimento ascendente, com pseudobulbos ovais e um pouco achatados, que podem passar de 10cm de comprimento por 7cm de largura, separados por rizoma ramificado e lenhoso de 3-4cm de comprimento.
Os pseudobulbos são bifoliados; as folhas são lanceoladas, apicais e coriáceas, e cada folha mede entre 12 e 18cm de comprimento por até 5cm de largura.
A inflorescência é paniculada e surge da base dos pseudobulbos, entre as bainhas, em número de uma ou duas, podendo medir mais de 70cm. Pode ter 1cm de diâmetro na base. É ereta a arqueada, podendo portar mais de 80 flores. O colorido das flores é predominantemente marrom, com ou sem margens amarelas nas pétalas e sépalas, e amarelo também na coluna e na base do labelo, abaixo das calosidades.
As sépalas são onduladas a encrespadas, espatuladas, com forte estrangulamento na base. A sépala dorsal mede entre 2,5 e 3cm de comprimento por 1,5cm de largura. As sépalas laterais medem 2,5cm de comprimento em média por 0,7cm de largura, e são concrescidas em cerca de 50% de sua extensão.
As pétalas medem 3cm de comprimento pr 2,5cm de largura em média, e são arredondadas e onduladas, também com forte estrangulamento na base.
O labelo é trilobado; mede 4cm de comprimento por 4cm de largura. O lobo médio é reniforme, às vezes emarginado (ou seja, com reentrância central), às vezes não; os lobos laterais são redondos e muito pequenos, dispostos na base do labelo, separados pelo disco, ao qual se segue um istmo onde estão dispostas as calosidades. A calosidade superior é uma espécie de plataforma lisa, abaixo da qual se verifica um grupo de verrucosidades variáveis que avançam pelo istmo.
A coluna mede 1,5cm de comprimento e é alada, com asas grandes, de 0,2cm cada uma, de arredondadas a quase quadradas.
A espécie floresce no verão.
O epíteto ‘praetextum’ é de origem duvidosa. Estamos adotando a explicação constante do dicionário etimológico do Padre José Raposo: viria do latim ‘praetéxo’ (=tecer por diante), que deu origem à ‘praetéxta’, veste branca dos filhos dos patrícios romanos. Padre Raposo refere que o nome seria relacionado à forma do desenho do labelo.
A espécie é muito conhecida por sua sinonímia Oncidium enderianum, nome que na verdade não chegou a ser publicado.

Época de floração

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro


Fotos



Fotos no Habitat



Variedades de Cor e Forma



Estudos





Site desenvolvido por Jacques Klein