Encyclia patens foi uma das primeira espécies de Encyclia descritas. O gênero foi publicado em 1828 por Hooker, tendo como espécie-tipo Encyclia viridiflora Hook,, e dois anos depois, em 1830, o próprio Hooker publicava a descrição de Encyclia patens. Nos anos seguintes, seriam descritas aquelas que são hoje consideradas sinonímias heterotípicas da espécie: Epidendrum odoratissimum Lindl (1831), Sulpitia odorata Raf. (1838), Epidendrum glutinosum Scheidw., (1843), Epidendrum odoratissimum var. crispum Regel (1856), Encyclia odoratissima (Lindl.) Schltr (1914) e Epidendrum oncidioides var. itabirae W.Zimm. (1934). Por muitos a espécie ainda é muito conhecida pelo nome Encyclia odoratissima.
Consta que a espécie-tipo do gênero, Encyclia viridiflora Hook, foi descrita mas nunca mais foi encontrada, e não se sabe se realmente era uma planta brasileira.
Na década de 1850, John Lindley transferiu para o gênero Epidendrum as espécies de Encyclia até então descritas, situação que somente se alteraria em 1914, quando Schlechter revalidou o gênero Encyclia.
E.patens é uma das espécies mais conhecidas do gênero, e uma das de mais fácil cultivo. Trata-se de planta epífita de crescimento entouceirado, que ocorre na mata atlântica das regiões Sul e Sudeste do Brasil, a média altura de troncos e galhos. Com rizoma grosso e curto, apresenta pseudobulbos ovoides, quase cônicos, e alongados, com comprimento médio de 5 a 6cm e diâmetro entre 3 e 3,5cm, e portam duas folhas lineares e rígidas que podem passar de 30cm de comprimento por 2 a 3cm de largura.
A inflorescência é terminal, surge do ápice dos pseudobulbos, e pode ocorrer em diferentes épocas do ano, mas geralmente no começo do verão. É ereta e paniculada, podendo alcançar 50cm de comprimento ou mais, portando entre 20 a 30 flores em média.
As flores apresentam boa variação de colorido, com pétalas e sépalas de fundo marrom esverdeado ou amarelado de diferentes tonalidades. As sépalas são obovadas e as pétalas são bastante espatuladas, com medidas aproximadas de 1,5cm de comprimento por 0,7 a 0,8cm de largura, com as pétalas sendo um pouco mais largas que as sépalas. O labelo mede entre 1,2 e 1,4cm de comprimento por 1,3cm de largura em média. É albo, com linhas longitudinais centrais de colorido rosa de tom variável. Apresenta dois lobos laterais enrolados para cima, um de cada lado da coluna. As margens do lobo médio são um pouco onduladas e levemente voltadas para baixo. A base do labelo é soldada à coluna, que mede cerca de 1cm de comprimento por 0,2cm de largura.
O nome ‘patens’ vem do latim e e quer dizer ‘aberto’. Já o nome do gênero tem origem no grego ‘enkyklía’ (feminino para o adjetivo ‘enykleo’ = circular), sendo referência ao fato de que “o labelo cerca a coluna”.