:: Orquídeas do Rio Grande do Sul ::
Bem-vindo visitante [Login]
Leptotes bicolor Lindl.
John Lindley, Edwards's Bot. Reg. 19: t. 1625. (1833).


Leptotes serrulata Lindl., Sert. Orchid. : t. 11. (1838).
Leptotes bicolor var. glaucophylla Hook., Bot. Mag. 66: t. 3734. (1839).
Leptotes glaucophylla Hoffmanns., Verz. Orchid., : 54. (1842).
Tetramicra serrulata (Lindl.) G.Nicholson, Ill. Dict. Gard. 4: 30. (1887).
Leptotes bicolor var. serrulata (Lindl.) Stein, Orchid.-Buch : 307. (1892).


Descrição

A espécie foi descrita por em Lindley em 1833. Um outro exemplar foi descrito pelo mesmo Lindley em 1837, como Leptotes serrulata, mas viria a considerado sinonímia de L.bicolor. o mesmo acontecendo com Leptotes glaucophylla descrito por Hoffmann em 1842. Rolfe a incluiu no gênero Tetramicra como Tetramicra bicolor e Nicholson descreveu-a como Tetramicra serrulata. O nome válido hoje é Leptotes bicolor Lindl.
Ocorre na mata atlântica da regiões Sudeste e Sul do Brasil, avançando também para o Paraguai e a Argentina.
Embora predominantemente epífita, a espécie é muitas vezes encontrada como rupícola, sempre em ambientes de muita umidade. O vegetal é pendente, de crescimento entouceirado, e as folhas são roliças e com um sulco central. Seu aspecto lhe dá o apelido de ‘rabo-de-rato’. As folhas de L.bicolor Podem passar de 10cm de comprimento e têm entre 0,4-0-5cm de diâmetro, surgindo de um pequeno pseudobulbo de cerca de 1cm de comprimento, mal e mal distinto da folha.
As inflorescências surgem da base da folha e portam de 1 a 5 flores, que podem ser consideradas grandes para o tamanho da planta. As pétalas e sépalas são brancas e o labelo é púrpura, com algumas variedades de colorido, indo desde o tom púrpura forte até labelos completamente brancos, passando por diferentes nuances de rosa.
As sépalas têm até 3cm de comprimento e 0,5-0,6cm de largura, enquanto as pétalas são menores e mais estreitas, e curvadas para dentro. O labelo é relativamente trilobado e longo, podendo chegar aos mesmos 3cm de comprimento das sépalas. Os lobos laterais são curvados para cima. A espécie floresce na primavera.
O nome do gênero foi dado por Lindley em referência à forma das folhas – eptotes vem do grego ‘Leptós’ = delicado. E ‘bicolor’, obviamente, se refere às duas cores presentes nas flores da espécie.

Época de floração

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro


Fotos



Fotos no Habitat



Variedades de Cor e Forma



Estudos





Site desenvolvido por Jacques Klein