:: Orquídeas do Rio Grande do Sul ::
Bem-vindo visitante [Login]
Wullschlaegelia aphylla (Sw.) Rchb.f.
Heinrich Gustav Reichenbach, Bot. Zeitung (Berlin) 21: 131. (1863).

Cranichis aphylla Sw., Prodr. Veg. Ind. Occ. : 120. (1788). (basiônimo)


Descrição

Wullschlaegelia aphylla (Sw.) Rchb.f. é uma espécie terrestre publicada em 1788 por Swartz como Cranichis aphylla e transferida para Wullschaegelia em 1863 por Reichenbach.
Wullschaegelia< é gênero com apenas duas espécies – W.aphylla e Wullschaegelia calcarata Benth, ambas de ocorrência no Brasil (W.aphylla tem distribuição desde a América Central até o Sul brasileiro, enquanto W.calcarata ocorre somente na região amazônica). Ambas vegetam em matas úmidas e fechadas, sobre matéria orgânica em decomposição.
Como tantas outras espécies de Orchidaceae terrestres, W.aphylla não tem nenhum valor ornamental e é muito pouco conhecida, porque só está visível durante o período de antese (período de maturação e abertura das flores). Além disso, no caso desta espécie, as flores têm duração muito curta (ficam menos de um dia abertas) e se autopolinizam, formando cápsulas rapidamente, sendo difícil encontrá-la com flores abertas. O mais normal é encontrá-la já com frutos, são de forma oval, com quase 1cm de comprimento.
Apresenta um grupo grande de raízes escuras, finas e longas, que podem chegar a 30cm de comprimento. O caule é igualmente fino, amarelo esbranquiçado e sem folhas (daí o nome da espécie). A inflorescência é ereta e mede entre 25 e 30cm, portando 15 a 30 flores igualmente esbranquiçadas e cobertas por escassa penugem.
A sépala dorsal é elíptica e côncava, medindo 0,2cm de compriment por 0,1cm de largura. As sépalas laterais são um pouco maiores, com 0,3cm de comprimento por 0,1cm de largura, e concrescidas em toda sua extensão, formando um calcar na base.
As pétalas são oblongas e também concrescidas, e medem pouco mais de 0,1cm de comprimento por largura de meio milímetro.
O labelo é ligeiramente recurvo, articulado com o pé da coluna e inteiro, sem lobos.É um pouco maior que as pétalas, com 0,2cm de comprimento. Apresenta na base um calo redondo e pubescente.
A coluna é pubescente mede pouco mais de 0,1cm de comprimento, apresentando estigma em forma de calcar que se projeta até sua base.
A espécie floresce no verão.
O nome do gênero homenageia Heinrich Rudolph Wullschlaegel, botânico alemão do século XIX, e o nome da espécie é referência à ausência de folhas.

Época de floração

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro


Fotos no Habitat
















Site desenvolvido por Jacques Klein