:: Orquídeas do Rio Grande do Sul ::
Bem-vindo visitante [Login]
Sarcoglottis ventricosa Hoehne
Frederico Carlos Hoehne, Arq. Bot. Estado São Paulo n.s., f.m., 2: 146. (1952).




Descrição

Orchidaceae terrestre de ocorrência nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, avançando também para o Paraguai e para a região de Misiones, na Argentina.
Descrita em 1827 por Velloso como Serapias ventricosa, foi transferida para Sarcoglottis por Frederico Hoehne em 1945. Tem como sinonímias Orchis ventricosa (Vell.) Steud (1841), Sarcoglottis rufescens Klotzsch (1842) e Spiranthes rufescens Fisch. ex Warm (1884). O gênero Sarcoglottis foi proposto no mesmo ano de 1827 por Presl, com Sarcoglottis speciosa C.Presl. como espécie-tipo, e tem hoje cerca de 45 espécies.
S.ventricosa é uma planta terrestre que vegeta em ambientes úmidos de matas sombreadas. Apresenta raízes carnosas, grossas e pubescentes, com 1cm de diâmetro e que podem chegar a 20cm de comprimento. Tem 5 a 8 folhas oblongas e lustrosas, com ápice levemente arredondado, e relativamente estreitas para o tamanho (medem entre 20 e 40cm de comprimento, com 3 a 5cm de largura). As folhas morrem após o surgimento da inflorescência, que desponta no centro da roseta foliar, é ereta, pubescente e espigada, e pode chegar a 80cm de altura, portando 20 a 30 flores, que se agrupam distribuídas na extremidade da haste floral. As flores são cobertas por brácteas incurvadas de 5cm de comprimento, cuja extremidade chega a cobrir o dorso da sépala dorsal.
As flores têm segmentos carnosos e pubescentes e são de uma cor marrom esverdeada, contrastando com o verde da inflorescência e das brácteas.
A sépala dorsal mede entre 1,5 e 1,6cm de comprimento por 0,4 a 0,5cm de largura, com forma oblongada, côncava e incurva, e três nervuras no dorso. As laterais medem entre 1,7 e 1,9cm de comprimento por 0,6 a 0,7cm de largura; a base é concrescida em cerca de 1/5 de sua extensão, formando um pequeno esporão. Distendidas, apresentam forma de foice, com as duas pontas quase se tocando, e com cinco nervuras longitudinais presentes.
As pétalas medem entre 1,4 e 1,5cm de comprimento por 0,3 a 0,4cm de largura, com forma oblongada semelhante à sépala dorsal, à qual estão praticamente coladas.
O labelo mede entre 2,7 e 2,8cm de commprimento por 0,6 a 0,7cm de largura. Apresenta uma concavidade longitudinal na base, com dois apêndices laterais de 0,1cm voltados para trás, um de cada lado da coluna. No centro, apresenta um órgão esbranquiçado, ligeiramente bipartido, de cerca de 0,5cm de comprimento, responsável pela produção de néctar. A extremidade do labelo é recurva, com margens encrispadas.
A coluna é esbranquiçada com múltiplos pontos de colorido marrom claro. Mede 0,9cm de comprimento por 0,3cm de largura. Porta duas polínias.
A espécie floresce no fim da primavera e começo do verão.
O nome Sarcoglottis tem origem grega – ‘sarkos’ ( =carne) + ‘glottas’ ( = língua), e diz respeito a forma carnosa do labelo das flores das espécies do gênero. Já ‘ventricosa’ vem do latim ‘ventricósus’, que significa ventre grande, ou barriga grande, referência provável à forma do labelo.

Época de floração

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro


Fotos





Site desenvolvido por Jacques Klein