:: Orquídeas do Rio Grande do Sul ::
Bem-vindo visitante [Login]
Dichaea cogniauxiana Schltr.
Friedrich Richard Rudolf Schlechter, Anexos Mem. Inst. Butantan, Secç. Bot. 1(4): 66. (1922).




Descrição

Espécie descrita por Schlechter em 1922, de ocorrência da mata atlântica do sul e sudeste do Brasil, onde vegeta em ambientes de elevada umidade relativa do ar, em média altura de troncos localizados próximos a cursos d´água.
O gênero Dichaea foi criado em 1833 por Lindley, sendo sua espécie typus Dichaea pendula. Cogniaux revisou o gênero Dichaea em 1903, mas na ocasião D.cogniauxiana ainda não havia sido descrita. Conforme Schlechter comentaria em 1922, a gravura publicada na Flora Brasiliensis por Cogniaux como Dichaea graminifolia seria, na verdade, a futura Dichaea cogniauxiana.
A espécie tem hábito ereto (diferindo também nisso de D.pendula, que tem hábito pendente); vegeta como epífita e muitas vezes como rupícola.
Forma touceiras com 5-8 caules, que são achatados lateralmente e têm cerca de 0,3cm de diâmetro, podendo passar de 30cm de comprimento. Novos caules surgem dos caules antigos, bem como novas raízes aéreas. As folhas são lineares e articulares, dispostas de modo alternado ao longo de todo o caule. Não são tão próximas umas das outras como em D.pendula, e mais longas e mais estreitas que aquelas; medem cerca de 3-4 cm de comprimento por 0,5cm de largura.
A inflorescência é uniflora e surge em um pedicelo curto. A flor é branca e diáfana, muitas vezes com um tom rosado, e apresente variadas máculas vinho-escuras distribuídas pelos segmentos florais. Pétalas e sépalas têm dimensões próximas – são oblongo-lanceoladas, com extremidades agudas, e medindo cerca de 0,6-0,7cm de comprimento por 0,3cm de largura. O labelo apresenta forma de âncora, com 0,6cm de comprimento pela mesma medida de extremidade a extremidade. A coluna mede cerca de 0,4mm e apresenta uma cavidade estigmática bastante larga.
O nome da espécie é homenagem de Schlechter ao botânico Alfred Cogniaux.

Época de floração

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro


Fotos



Fotos no Habitat



Estudos





Site desenvolvido por Jacques Klein